quinta-feira, 6 de agosto de 2009

John Hughes RIP


"Esta quinta-feira trouxe uma notícia particularmente triste. O cineasta e roteirista John Hughes morreu, aos 59 anos, vítima de um infarto. Hughes vai ser lembrado para sempre por ter concebido "Curtindo a Vida Adoidado", o clássico máximo do cinema pop dos anos 80, o retrato da década, mas sua importância é muito maior. Foi ele o primeiro a conseguir traduzir o adolescente de sua década, a década da falta de perspectivas. Foi ele que deu substância a esse jovem perdido. Sem Hughes, qualquer pessoa que foi jovem nos anos 80 está órfão.

O cineasta dirigiu apenas oito filmes em seus quase trinta anos de carreira. Seu último longa já tem 18 anos de idade. Desde então, permaneceu atuando como roteirista e produtor. Mas, mesmo longe dos holofotes, sua importância enquanto filmador é imensa. Seu melhor filme é o genial "O Clube dos Cinco" (1985), em que desenha com carinho e precisão cinco dos maiores estereótipos da década e os coloca em conflito, num ambiente fechado. Um filme inesquecível, que ajuda a entender um grupo de pessoas que, até então, não tinham tradução no cinema norte-americano, os adolescentes.

Esse filme metaboliza a investigação do mundo teen que ele lança em "Gatinhas e Gatões" (1984). Os dois filmes são estrelados pela maior musa adolescente dos anos 80, Molly Ringwald, que entre um e outro, fez "A Garota de Rosa Shocking", escrito por Hughes. Como roteirista, ele deixou, além dos filmes escreveu, muitos outros, entre eles Alguém Muito Especial e Esqueceram de Mim, que catapultou Macaulay Culkin ao estrelato. Além de Molly Ringwald e Mac, Hughes lançou ou "bombou" gente como Matthew Broderick, Anthony Michael Hall, Judd Nelson e Ally Sheedy.

É curioso perceber que quando os 80 acabaram, Hughes começou a se recolher. A Malandrinha (1991) é seu último filme como diretor. E certamente o pior. Talvez porque seu cinema só fizesse sentido naquele contexto, naquela década. Talvez porque sua trilha fosse Tears for Fears e Simple Minds. Talvez porque seu trabalho fosse datado, mas não no sentido desagradável da palavra. Seu cinema representava um período, uma época, uma maneira de encarar o mundo.


ps.: Juro que ia tentar fazer um texto em homenagem a ele para colocar aqui, mas esse texto aqui já expressa tudo que eu gostaria de dizer. O meu acabaria se tornando uma mera cópia =/.