terça-feira, 28 de abril de 2009

Curtindo a vida adoidado



Um filme que tinha tudo pra ser apenas mais um teen adolescenta da época, mas que tornou-se um dos maiores clássicos, o qual vai passando de geração, com a contribuição da globo é claro ;P, quem nunca viu esse filme na sessão da tarde que atire a 1ª pedra.

Ferris Bueller's Day Off, mais conhecido aqui como "Curtindo a vida adoidado", é dirigido por John Hughes S2, o qual também escreveu seu roteiro. Ele que por sinal é o diretor dos filmes teen mais queridinhos dos anos 80 e que futuramente vai ter um post dedicado só a ele.

Basicamente o tema central do filme é CARPE DIEM, afinal, ""a vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la, ela escapa por nossas mãos". Tudo começa quando Ferris Bueller (Matthew Broderick) resolve gazear um dia de aula fingindo que esta doente, assim engana os pais, mas não a irmã Jeanie (Jennifer Grey) que fica revoltada com o sucesso do plano dele. Também que fazer isso?? Muito fácil querido leitor, o Ferris nos ensina:

FAKING OUT PARENTS
1. finja uma dor de estômago
2. gemidos e resmungos
3. lamber as palmas das mãos

A sua justificativa?? "É infantil e estúpido, mas... a escola também é". Logo em seguida ele convoca seu melhor amigo, o hipocondríaco Cameron Frye (Alan Ruck), a buscá-lo em casa. Juntos eles ligam para a escola e convencem o diretor ED Rooney (Jeffrey Jones), o vilãozinho da história, que a avó da namorada de Ferris, Sloane Peterson (Mia Sara), havia morrido. Para buscá-la Ferris convence Cameron a pegar a jóia preferida de seu pai, uma Ferrari, essa que é uma das principais personagens do filme e que posteriormente vai lhes dar muita dor de cabeça ahusuahs. Diante da resistência do amigo, pois o pai sabia de memória a quilometragem do carro, Ferris sugere que voltem para casa em marcha a ré o que, segundo ele, faria retroceder o marcador.

O que se faz quando falta aula?? "A pergunta não é o que vamos fazer, mas o que não vamos fazer". Assim, após se reunirem a Sloane, os três partem para o centro de Chicago, onde começa a série de aventuras, que inclue fazer-se passar pelo "Rei da Salsicha de Chicago", ir ao estádio de beisebol, ao Sears Tower e participar de uma parada alemã, em que Ferris faz toda a cidade dançar ao som de Twist and Shout dos Beatles, essa que é A cena do filme, a que me fez guardar ele na memória e querer assistir 904801204894 de vezes. Enquanto isto, os alunos do colégio, acreditando que Ferris esteja muito doente, e iniciam uma campanha de arrecadação de fundos para comprarem-lhe um novo fígado. Tudo isso faz com que sua irmã e o Diretor resolvam, cada um por si, desmascarar sua farsa, o que garante umas boas risadas.

Ao final eles conseguem ter um dia perfeito matando aula e paseando pela cidade numa Ferrari. Cameron consegue enfrentar o pai e, o mais importante, fica menos estressado, e mais feliz. "Foi o melhor dia da minha vida". E Ferris nos passa a mensagem de que o momento deve ser aproveitado, pois se é jovem apenas uma vez na vida. "Viva! Não leve tudo tão a sério!"


A única coisa que me da raiva nesse filme é que eles só fazem coisas legais, de um jeito que causa inveja a qualquer adolescente e a quem há tempos já saiu da escola. E que mesmo que eu resolva gazear aula, não tem poha nenhuma pra se fazer aqui nessa cidade, a pessoa vai pra universidade/escola, exatamente pra fazer algo da vida.

Nunca viu esse filme?? =O Ta afim de rever?? Va até a locadora mais próxima ou clique aqui ;P

3 comentários:

  1. MEU DEUS!!! Juro que passei uma aula inteira hoje falando com um amigo meu como esse filme é bom! :DD

    ResponderExcluir
  2. háá, tempo desse achei o dvd aqui (nem sabia que tinha comprado, acho que vou estranhar as vozes em inglês :x)..

    minha mãe era fãzona também, só por conta da cena de Twist and Shout x]

    ResponderExcluir