quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Moda dos anos 80 está de volta

Como pudemos perceber, nas últimas notícias da moda, ombreiras, calças baggy, cintura alta, leggings, polainas, paletós masculinos para as mulheres e várias outras referências dos anos 1980 estão de volta. A moda é cíclica e vez ou outra nos deparamos com roupas que achávamos que nunca mais existiriam.
É o caso dessa nova releitura da moda dos anos 80. E vários filmes inspiraram essa época e voltaram a inspirar agora.
Quem viveu nessa época sabe bem do que estou falando. Clássicos do cinema são famosos pelo figurino excêntrico dessa fase.
Ao contrário dos figurinos atuais, em que os guarda-roupas das atrizes ganham fama por conta de peças de designers e marcas consagradas, as produções oitentistas retratavam exatamente o que estava no guarda-roupa de todos, ou seja, roupas comuns e casuais misturadas para dar estilo.
Foi uma época marcada pelas mudanças de atitude e comportamento nos personagens, refletindo as inquietações sociais, principalmente das mulheres, que começaram a disputar com os homens postos mais altos no mercado de trabalho, que eram refletidas nas roupas, acessórios e penteados.


Elas podiam ser rebeldes ou românticas, básicas ou sofisticadas, mas uma característica bem comum a todos os visuais era o cabelo com volume, como os cachos de Jennifer Grey, que viveu a irmã do personagem Ferris Bueller (em Curtindo a Vida Adoidado), e de Jennifer Beals (Flashdance), ou mechas à la Meg Ryan (Harry e Sally) e Madonna (Procura-se Susan Desperadamente).
Se inspire nos filmes que dão a cara dessa moda, que está de volta:




Uma Secretária de Futuro(Working Girl, 1988)
No filme, Tess McGill, personagem vivida pela atriz Melanie Griffith, é uma secretária de origem humilde, que toma o lugar da chefe Katharine Parker (Sigourney Weaver), quando esta sofre um acidente numa estação de esqui. Para isso, ela transforma totalmente seu look, deixando o cabelo curto e assumindo uma aparência muito mais sofisticada.
Troca roupas e acessórios extravagantes por tailleurs, ternos com paletós mais amplos de ombros largos – essas peças, inclusive com as ombreiras, estão presentes nas passarelas atuais. O figurino da personagem também ficou marcado pelo hábito de ir ao trabalho de tênis, vestindo o escarpim de salto alto apenas quando chegava ao escritório.


A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink, 1986)
Os paletós também são parte do figurino da atriz Molly Ringwald neste filme, mas de um jeito mais descontraído. Parte da roupa usada para ir à escola, combinando chapéu, broches e outros acessórios, era alternada com jaquetas de inspiração esportiva. Tais peças pontuaram a maioria dos recentes desfiles nacionais e internacionais. Aliás, o paletó larguinho, retirado do guarda-roupa masculino, é chamado atualmente de “paletó do namorado” e você pode apostar nele para o próximo inverno.
No filme, a personagem Andie Walsh é uma garota pobre que precisa conseguir um vestido para ir ao baile da escola de alto padrão onde estuda e para impressionar o garoto de que gosta. Numa versão do conto de Cinderela, aqui é o vestido pink que faz com que ela ganhe o coração do bonitão. O vestido, todo rosa, com mangas e saias bufantes, hoje só poderia ser usado em baile à fantasia, mas, na época, era a versão exata dos modelos de bailes, casamentos e demais eventos sociais. 


 Procura-se Susan Deseperadamente (Desperately Seeking Susan, 1985)
A roupa também transforma Rosanna Arquette em Madonna no filme em que a atriz vive uma mulher rica e entediada que decide se passar por uma jovem que está desaparecida. A foto principal do filme é emblemática para a época e para esta temporada também. Dela é possível extrair elementos que foram apresentados nas coleções de muitos dos principais estilistas no Brasil e no mundo: legging, lingerie, jaqueta de couro, muitos colares, cintos e estampas de animal, e, claro, a calça semibaggy.


 Harry e Sally (When Harry Met Sally, 1989)
A calça também marca o figurino do filme Harry e Sally (Meg Ryan usa peças largas de cós alto, sejam elas de jeans, sarja ou lã, outra modelagem que tem dado as caras nas passarelas há algumas temporadas. Para combinar, suéteres, camisas, casacos e paletós, todos mais largos, como mandava a silhueta da década. E, nos casacos, as ainda controvertidas ombreiras, uma das principais imagens dos anos 1980.


Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller´s Day Off, 1986)
Outro filme que marcou a década e é um dos mais exibidos pela TV até hoje conta a história do estudante Ferris Bueller (Matthew Broderick), que arma um superesquema para matar aula com dois amigos. As cenas retratam as misturas de estilos usadas na época e que podem também fazer parte do guarda-roupa atual. Numa década em que várias referências estavam em alta, os personagens principais passeiam por Chicago usando camisa esportiva, jeans, jaqueta de couro estilo motoqueiro e malha com estampa clássica.


Flashdance (Flashdance, 1983)
Como soldadora, usando jeans e jaquetões, ou de colante e polainas, a atriz Jennifer Beals usa roupas que todas as mulheres tiveram em seus guarda-roupas na década. Hoje, as peças têm dado as caras aqui e ali, principalmente as polainas. Sua personagem Alexandra Owens também usa moletom, que volta nesta temporada de inverno remodelado para uso no dia-a-dia.


Xanadu (Xanadu, 1980)
Uma superprodução que marcou o começo da década, esse musical foi inspirado na moda do Roller Disco, patinação ao som de música eletrônica que ficou popular nos anos 1970. O esporte, praticado no filme pela protagonista Olivia Newton-John continuou popular nos anos 1980. O grande sucesso fez com que fossem vendidas roupas inspiradas nas usadas pela estrela na produção, muitas com decotes assimétricos e brilho – outras duas referências da época que pontuaram os últimos desfiles.

Vi no TPM

Um comentário:

  1. Muito bom. Acho que os únicos que eu nunca assisti foi Harry e Sally e Xanadu. Depois me passa, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir